Benefícios de Robots em farmácias

A primeira grande vantagem oferecida por um robô de farmácia é a otimização do tempo de atendimento do paciente. Mas, além disso, um robô de farmácia pode aliviar a carga de trabalho quando falamos da receção e armazenamento de medicamentos.

‌Com o surgimento do Covid-19 e o consequente aumento da necessidade de eficiência das farmácias, a procura de sistemas robóticos na indústria farmacêutica acelerou. a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de quase 13,2%, segundo a Associação das Indústrias de Robótica (RIA).

Os robôs farmacêuticos já estão connosco há algum tempo. A RIA diz que, no início dos anos 90, a indústria farmacêutica consistia em configurações ad hoc, muitas das quais foram criadas por engenheiros com baixo nível de experiência no desenvolvimento de robótica de qualidade industrial. Estes robôs tiveram um desempenho adequado, mas num sector estritamente regulamentado como a indústria farmacêutica, onde a consistência e a rastreabilidade são fundamentais, houve uma procura crescente subsequente de soluções robóticas de qualidade industrial.

Nos últimos anos, a automação e a robótica transformaram o cenário em toda a indústria da saúde, particularmente no sector farmacêutico. Muitos dos canais grossistas em todo o mundo são altamente dependentes da robótica.

Vejamos ao contrário de um farmacêutico, um robô pode encher e organizar um grande número de produtos sem a necessidade de qualquer intervenção manual e com menor probabilidade de erro humano.

Existe a crença intuitiva de que isso leva a um aumento da segurança do paciente e a uma redução dos erros farmacêuticos.

Além de aumentar a eficiência das operações, isto também liberta tempo para que os farmacêuticos e o pessoal das farmácias gastem mais tarefas de valor acrescentado e ofereçam serviços farmacêuticos valiosos e consultas privadas. Os sistemas mais recentes possuem um mecanismo de carregamento automático, que scaneia o código de barras na caixa para manter um registro de sua localização dentro do robô, permitindo assim que ele seja encontrado rapidamente e dispensado de forma eficiente e sem demora para o cliente.

Robôs e automação executam muitas tarefas manuais e repetitivas – em alguns casos, preenchendo receitas de pacientes, bem como organizando produtos, pedidos de estoque automatizados e são tanto um sistema de inventário como uma unidade de dispensa para armazenamento de produtos FOS e OTC.

Regra geral,as farmácias estão sob crescente pressão de questões como cortes no orçamento, o envelhecimento da população e a escassez de medicamentos. Todas estas questões colocam desafios às equipas de gestão de farmácias, incluindo o aumento das responsabilidades, a redução do tempo a passar com os clientes e a limitação do espaço de armazenamento. Portanto, é crucial que os farmacêuticos considerem os benefícios da incorporação de novas tecnologias para aumentar a eficiência. O Journal of mHealth disse que cada sistema de farmácia automatizado tem especificações técnicas diferentes, mas muitos são capazes de armazenar com segurança medicamentos controlados (CD) e itens refrigerados, o que significa que as máquinas podem ser usadas para quase todos os medicamentos.

As farmácias devem considerar, no clima atual, como vão operar e aumentar a sua força de trabalho, mantendo os seus trabalhadores em segurança. É evidente que a automação robótica oferece muitas respostas a tais desafios.

Em termos de volumes, normalmente uma farmácia que faz mais de 6.000 – 8.000 itens por mês se beneficiará mais da automação, já que existe um nível de complexidade e uma administração onerosa que consome muito tempo. No entanto, dependendo das suas razões para querer um robô, eles são viáveis para os farmacêuticos que dispensam tão pouco quanto 4.000 itens por mês. O preço dos robôs é impulsionado principalmente pela capacidade, que pode variar de 800 a 25.000 produtos por robô. Um investimento típico para um robô é entre 80.000 a 180.000 euros, dependendo do tamanho e da capacidade de distribuição do robô.

A indústria farmacêutica tem vindo a compreender cada vez mais os benefícios de desempenho e confiabilidade que a robótica de qualidade da indústria traz consigo.

Talvez seja hora de perguntar: os benefícios superam os custos?

Preparado para este aumento e manter o nível de atendimento minimizando os riscos de erro humano?

Partilhe esta noticia com alguém da área e siga-nos para mais notas como esta.

Gostou do que leu? Partilhe com a sua rede de profissionais!